projetos | ambientações | locações

www.dabliofestas.com.br | contato@dabliofestas.com.br

domingo, 31 de janeiro de 2010

Artigo: "Flores em Você"

Elas são parte sempre presente e fundamental num casamento. Estão na decoração, deixando os ambientes mais belos e coloridos; na igreja dando ainda mais encanto ao altar; nas mesas, em charmosos arranjos; e até na produção da noiva – e qual delas algum dia vai dispensar o buquê? – para serem disputadas depois pelas convidadas. Por isso, na hora de escolher quais tipos estarão no seu grande dia é indispensável levar em conta a época do ano, as cores e, incluindo o romantismo da ocasião, o significado de cada uma. Sorte e boas vibrações nunca são demais, não é?

O buquê está ligado à fertilidade, pois as flores são os órgãos reprodutivos das plantas. Ele surgiu na Grécia e na Roma antigas, mas ele ainda não era feito de flores, e sim de ervas, grãos e alho, para afastar maus espíritos e garantir uma união frutífera. Mas os romanos também jogavam flores no caminho da noiva para que ela tivesse sorte e fosse carinhosa, até que na Idade Média elas passaram a fazer parte de vez da tradição, e ganharam o lugar especial que possuem até hoje. Por fim, foi na Era Vitoriana - que também trouxe o vestido branco para os casamentos - que foi criada a linguagem das flores. Como na época não se falava abertamente de sentimentos, elas davam o recado dos apaixonados, como fazem até hoje. A Dablio Festas conta a mensagem que cada uma traz escondida:

Rosas: A mais popular e cultivada no mundo. Sua beleza e perfume simbolizam o amor e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, A Afrodite. Cada cor tem o seu significado:
-Rosas Amarelas: amor platônico
-Rosas Brancas: inocência, pureza e paz
-Rosas Champanhe: simpatia, admiração
-Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
-Rosas Cor-de-Rosa: gratidão
-Rosas Vermelhas: paixão, amor
-Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
-Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia

Crisântemo: Na China e no Japão referem-se a ela como a “materialização do sol”. Também está associada à longevidade, durabilidade, permanência, estabilidade, além de beleza e perfeição.

Girassol: Os girassóis são plantas originárias das Américas. Há diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro na planta que fazem referência aos girassóis como seu deus Sol. Segundo a mitologia grega, uma moça chamada Clytia, apaixonou-se pelo deus do Sol, Apolo, e sem poder fazer nada, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol. Por sua forma imponente, semelhante ao sol, está ligada à glória, respeito, dignidade.

Lírio: Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de seu leite derramaram-se no céu e formaram a Via-Láctea; as que caíram sobre a terra transformaram-se em lírios. Para os cristãos, o lírio representa a Virgem Maria. No folclore brasileiro, o lírio branco representa o casamento.

Margarida: Na mitologia romana, a ninfa Belides transformou-se nesta flor para escapar do assédio do deus da vegetação e das árvores frutíferas. Conta uma lenda inglesa que uma fada alimentava um príncipe com comidas preparadas com esta flor para que ele nunca crescesse e nem perdesse a inocência infantil.

Orquídea: A Rainha de Sabá, há cerca de 3.000 anos, estava sem saber como presentear o Rei Salomão. Uma criada então lhe ensinou: “Ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas”. Também é utilizada nas festas da primavera chinesas para afastar as influências negativas. É a planta mais diversificada do planeta.

Tulipa: Representa a perfeição do amor e costuma brotar com mais facilidade em áreas cujo clima é frio. Coloridas e sofisticadas, as tulipas se originaram na China, mas foi na Holanda que seu cultivo dominou as paisagens.

Gérbera: Representa a sensibilidade, a sensualidade, o charme e a essência do amor.

Wanderson Seba